12/09/2023 13h26 - Atualizado em 12/09/2023 15h55

Prefeitura de Rio Bananal conquista um aumento de 160% no Índice de Transparência Pública

A Prefeitura Municipal de Rio Bananal, por meio da Controladoria Geral do Município, alcançou um marco histórico no índice de Transparência Pública.

Dados da Transparência Capixaba, entidade não governamental responsável por avaliar os indicadores de transparência dos municípios capixabas, apontam que Rio Bananal obteve um aumento na classificação geral dos municípios, no que tange a pontuação que indica o nível de transparência das prefeituras.

Em valores numéricos, Rio Bananal, no ano passado, havia atingido 29,9 pontos. Nesse ano alcançou 77,8 pontos. Em representação percentual, essa variação indica uma melhoria de 160% no índice de transparência pública do município.

Além disso, cabe dizer que, dos 78 municípios capixabas, dentre os que obtiveram variação positiva nas pontuações de um ano para o outro, Rio Bananal atingiu a 1ª posição, alcançando um aumento de 48 pontos.

Quando levamos em conta a classificação, Rio Bananal saiu da 74ª para a 32ª colocação, subindo 42 posições, saindo do nível ruim para bom. Essa variação em percentual representa um aumento de 56%.

"Esse resultado é fruto de muito trabalho da Controladoria, que vem buscando melhorar a transparência do município, por meio de ações concretas, voltadas ao atendimento eficiente das demandas da sociedade, que tem se interessado cada vez mais em acessar os dados públicos, o que é direito garantido por lei. Ainda não é o resultado que queremos, mas continuaremos trabalhando para alcançarmos as primeiras colocações no próximo ano. Enfatizamos que tudo isso foi graças ao apoio do prefeito Edimilson Santo Eliziário, que vem abraçando as nossas ideias", disse o Controlador Geral, Jardel dos Santos Magnago.