16/10/2023 10h32 - Atualizado em 16/10/2023 10h33

Setor de recursos humanos da Prefeitura Municipal de Rio Bananal implanta sistema de gestão de consignações

O setor de recursos humanos da Prefeitura Municipal de Rio Bananal implantou no mês de setembro/2023, o sistema de gestão de consignações em folha de pagamento (e-Consig), o sistema é de propriedade da empresa fornecedora ZETRASOFT LTDA.

O novo sistema implantado possui custo 0 (zero) para o município e traz inúmeros benefícios aos servidores, às instituições consignatárias e ao próprio órgão público.

A Direção do setor de recursos humanos, responsável por idealizar e conduzir a implantação, destaca:

“Com a implantação do sistema, todas as partes envolvidas na operação das consignações em folha de pagamento saem ganhando. O servidor público ganha na redução da burocracia para realizar contratos de consignações e no acesso mais detalhado das informações de suas consignações, pois não terá que buscar autorização do setor em papel, uma vez as informações estarão disponíveis para as consignatárias de forma online.

Ainda em relação às vantagens para os servidores públicos, é de se destacar, que o servidor terá acesso a um portal aonde poderá consultar detalhes de todas as suas operações de consignação, com possibilidade de comparação de quais instituições financeiras estão apresentando uma menor taxa de juros em operações de crédito consignado, possibilitando economia aos servidores públicos municipais.

Para a Prefeitura, o ganho ocorre na redução de atividades burocráticas com a emissão de “carta margem” e gestão de todas as operações de consignação do órgão público.

Para as instituições consignatárias, a implantação do sistema facilita o acesso à informação e controle de todas as operações com os servidores públicos municipais, tendo em vista que o e-Consig oferece a estas instituições um portal de acesso online aonde poderão acompanhar e operar todas as consignações.

É uma evolução aonde todos ganham.

Evidente que a manutenção de um sistema deste porte implica em custos, porém estes custos não são arcados pelo município, mas sim pelas instituições bancárias consignatárias que realizam o pagamento de uma pequena taxa à fornecedora do sistema. Ainda que tenham que pagar esta taxa, as instituições financeiras relatam que a implantação do sistema agrega muito mais vantagens e facilidades”.

Para conhecer melhor as funcionalidades e vantagens do sistema, assistam ao vídeo institucional de apresentação: https://www.youtube.com/watch?v=51iErt80DmQ

Os servidores públicos municipais interessados em conhecer o sistema, devem acessar o seguinte link: https://portal.econsig.com.br/riobananal/servidor/

Para acesso sistema, o servidor público precisa estar com cadastro do e-mail atualizado no sistema de recursos humanos, pelo qual será possível realizar o cadastro da senha para acesso ao portal clicando no menu “Solicitar ou reinicializar senha”. Caso seu e-mail não esteja atualizado, procure o setor de recursos humanos pelos canais de atendimento ou presencialmente.

Também é possível acesso ao sistema por meio do App disponível para download nas plataformas Google Play e AppStote.

O sistema e-Consig possui diversas certificações como ISO 9001 – GESTÃO DE QUALIDADE, ISO 27001 – GESTÃO DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO e ISO 37001 – GESTÃO ANTISSUBORNO, garantindo ao sistema e a toda operação de consignações qualidade, segurança e redução no risco à fraudes.

Destaca-se que até o momento, o sistema só está implantado para a gestão de consignações da Prefeitura Municipal de Rio Bananal, o que inclui todas as secretarias à exceção da SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, que possui gestão própria por meio do FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE. Após passar por período de testes, será recomendado à gestão do FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE que adote a implantação do sistema de igual forma.