10/10/2023 14h44 - Atualizado em 10/10/2023 14h52

Vigilância Saniária alerta: é preciso ter cuidados especiais!

A Vigilância Sanitária e o SAE/CTA (Serviço de Aconselhamento e Testagem) de Rio Bananal fazem um alerta sobre os riscos que podemos ter ao utilizarmos os serviços de manicure e pedicure.

Ficar bonita é bom, mas ficar bonita e com consciência tranquila de que não se contaminou com nenhuma doença é melhor ainda! Os itens de manicure como tesoura, alicates, espátulas, palitos de madeira e até esmaltes, podem transmitir várias doenças, inclusive fungos, hepatites B e C e até o vírus HIV. Essas doenças podem ser contraídas através dos pequenos ferimentos com materiais contaminados.

Esses materiais devem ser limpos com água e sabão para retirar as impurezas e esterilizados em autoclave em kits individuais para cada cliente.

As profissionais devem retirar a embalagem do material que será utilizado na frente da cliente para que possam verificar que de fato é um material esterilizado. Os profissionais também devem usar luvas, lixa de unha e palitos descartáveis.

Estes salões e profissionais que atuam formalmente devem seguir as resoluções da Anvisa e de outros órgãos de Vigilância, portanto, devem ser valorizados pelo público consumidor.

Pode haver ainda o estímulo para que cada cliente adquira o kit beleza, que podem conter itens como alicate, espátula, palito, lixa, tesoura, cortador de unhas, base, esmalte, algodão e toalha.

Precisa de mais informações? Entre em contato com a Vigilância Sanitária!